Arquitetura de Interiores

A tranquilidade de uma obra sem preocupações e um projeto 100% personalizado.

(31) 98787-6391

Quarto de Casal – Dicas e Sugestões para Decoração

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Não há dúvida de que o quarto do casal é uma das partes mais importantes da casa. É um espaço que precisa ser confortável e fazer com que ambos se sintam representados, principalmente no estilo da decoração.

Com isso, muitos pontos precisam ser levados em consideração, como por exemplo, os móveis, as cores escolhidas e até mesmo, como o ambiente é montado.

Pensando nisso, reunimos para você, algumas dicas que vão ser fundamentais para montar um quarto de casal que seja perfeito e combine exatamente com o que está procurando. Veja a seguir:

Cores

Um dos primeiros pontos que você deve ter atenção é em relação às cores. São elas que ajudam a dar vida ao ambiente, estimulando emoções, representando a personalidade e completando o estilo da casa.

Você precisa pensar nas cores em geral, não apenas nas paredes.  Pense também nos móveis, objetos de decoração, jogos de cama, cortinas, entre outros…

Se você não gosta de arriscar, então, as cores neutras são uma ótima opção, afinal, acabam combinando com praticamente tudo. É difícil ter erro!

Muitos acham que neutro é somente o preto, branco, cinza e bege. Entretanto, dá para criar uma paleta com outras cores, contanto que sejam em subtons na aplicação. Esses tons trazem a sensação de tranquilidade e descanso.

Se quiser abusar um pouco mais e usar uma decoração mais colorida, sempre opte por 3 tons:

  • Um principal e mais forte.
  • Meio tom.
  • Cor mais clara.

Mesas de cabeceira:

A mesa de cabeceira é um item essencial para manter a organização e elegância no quarto de casal. Sua localização, ao lado da cama, possibilita guardar objetos que possam ser acessados rapidamente.

Pensando nisso, você pode pensar em uma mesa com mais gavetas e que te ajude a otimizar o espaço do ambiente. De preferência, utilize cores mais neutras e dê um toque final com um objeto, como por exemplo, um vaso de flores.

Vai ficar encantador!

Armário ou closet?

Essa resposta depende de dois fatores: o estilo que preferem e o espaço do quarto de casal. 

O Closet é praticamente um outro cômodo e por isso, ocupa muito espaço não se adapta a todas as casas.

O armário é algo naturalmente mais simples, mas sabendo escolher o modelo ideal, transformam qualquer quarto de casal. Que tal optar pelos espelhados?

O colchão faz a diferença:

Na organização da sua casa, você não deve pensar apenas no que é bonito, mas também, o que será mais confortável. Sem dúvida, a peça que você precisa escolher com mais cuidado nesse quesito, é o colchão.

Você precisa lembrar que vai usá-lo por anos e que pelo valor, não é algo que irá trocar com tanta facilidade.

Pense no que estão buscando. Se vocês gostam de espaço, um King Size é a melhor opção. Há colchões box e camas com cabeceiras tradicionais que são bem versáteis. Além disso, você também pode encontrar colchões específicos para problemas na coluna e afins…

Nessa categoria também estão os travesseiros, há quem goste de muitos travesseiros na cama e quem seja minimalista. O que te agrada mais?

A iluminação do quarto é essencial:

A iluminação é toda luz natural ou elétrica que passa pelo quarto do casal. E é um dos fatores mais importantes para se ter um sono bem regulado. Quem dorme bem, acorda bem, trabalha bem e vive bem também!

Sendo assim, sempre que for montar o quarto, pense na iluminação, em como você pode enriquecer com  variados efeitos de luz, luminárias decorativas e outros adereços.

Mais importante ainda é pensar que dependendo de onde for posicionada a cama, a luz pode ser um grande problema e dificultar o sono. É preciso saber encontrar equilíbrio.

Uma boa ideia é consultar um arquiteto de interiores, esse profissional não só cria um espaço bonito, mas também funcional, visando a disposição de interruptores, lâmpadas, abajures e afins.

Circulação do ambiente:

A circulação no quarto do casal precisa ser pensada de forma funcional, como por exemplo, a posição da cama, da TV, do armário e afins. 

Além de claro, a ventilação, isso inclui posição das janelas, de ar condicionado, entrada de ar, porta do banheiro…

Mais uma vez fica indicado a consulta de um profissional, todas essas questões passam pelo trabalho do arquiteto de interiores também. 

TV, tapetes e afins:

Muitos argumentam que, ter uma TV no quarto atrapalha o sono e a conversa entre o casal, sendo assim, é importante você conversar com seu parceiro sobre de ter uma televisão no quarto ou não.

Os tapetes são itens que sem dúvida trazem mais aconchego, sempre avalie de acordo com a circulação a harmonia com a decoração.

Outro item que você não pode se esquecer é a cortina, ela é indispensável para ajudar no sono e descanso, as cores dela também precisam ir de acordo com toda a harmonia do quarto.

Conclusão:

O quarto de casal é o espaço íntimo do casal, sendo assim, a decoração precisa ser pensada em conjunto, levando em consideração a preferência de ambos.

Caso vocês optem por contratar um arquiteto ou designer de interiores, certifique -se de pedir o portfólio do profissional para saber qual é a experiência do mesmo.

E também, façam suas próprias pesquisas, entendam as cores da estação, o que não pode faltar e o que não deve ser parte da decoração. É importante que cada um de vocês falem sobre as expectativas para o quarto de casal. Quem sabe, até mesmo mostrar referências….

Sempre é bom também definir um orçamento do quanto podem investir, pensando na compra dos objetos, móveis, pintura e contratação do profissional de decoração.

Se você quer saber mais como pode encontrar um profissional para ajudar na montagem perfeita do seu quarto, então, clique aqui.

Desejamos que tenha uma decoração linda e que seja exatamente como planejaram! Façam acontecer!

Viviane Rabelo

Arquiteta e Urbanista

Prazer, me chamo Viviane Rabelo, sou arquiteta formada pela PUC-MG e atuo no mercado desde 1996.
Creio que um lar deve ser preenchido por sensações e momentos, deve ser belo.
Busco refletir em meus projetos a personalidade e desejos dos clientes, para que cada espaço criado por mim se torne único!

Pacote de vistas exclusivo para apartamentos completos!

viviane rabelo
Viviane Rabelo © 2022 – Todos os direitos Reservado | Termos de Uso e Políticas de Privacidade

Projetos Exclusivos em BH

Visite meu Portfólio e Conheça o meu trabalho.

×